A casa e sua biologia/anatomia

Segundo o dicionário Aurélio, biologia é “a ciência que estuda os seres vivos e suas relações com as leis da vida” e Anatomia trata da estrutura do corpo. Como se estuda então a “a biologia e anatomia de uma residência”?
O Feng Shui (Fong Suei) é uma arte milenar oriental que, através da observação da relação dos seres humanos com o meio onde vivem, estudaram a relação dos órgãos vitais e o corpo da casa. Daí vem a frase “o que está dentro, está fora e o que está fora está dentro”. Fazendo estas analogias da casa com o corpo humano fica mais fácil compreender porque devemos cuidar da nossa casa, mantê-la sempre limpa, organizada e funcionando!
Através desse comparativo, temos condições de dizer como está a energia da casa, as pessoas residentes e suas energias pessoais. Conheça a biologia do lar, sua simbologia e o que ela pode nos passar.


Porta de entrada/Portões
Falam sobre aspectos ligados ao rosto (ferrugem, pintura descascada, barulho… pode ser sinusite, problema ocular ou dentário). Para uma pessoa, a boca e o nariz são fundamentais para sobreviver. Através deles, os alimentos e líquidos são ingeridos e o ar respirado. Já para uma casa, a Porta de Entrada é um dos pontos mais importantes, pois, por ela, entra a Energia Chi (vital) para a residência e seus habitantes. Pela boca, o ser humano se comunica com o exterior. Pela porta, a casa se comunica com o exterior.


Olhos da casa: janelas
Pelos olhos nós vemos tudo o que acontece em nossa vida e ao nosso redor. As verdades. As mentiras. Os Sonhos. Muitas vezes, fechamos os olhos para não ver nada ou fingir não ver algo e imaginar o que bem entender. Pelos olhos de uma pessoa, podemos ver seu “estado d’alma”. Pelas janelas da casa, podemos ver o mundo exterior. Os horizontes, as estrelas, a lua e sol. Os moradores podem ver as oportunidades, os sonhos e as metas. Pela janela, o mundo exterior pode ver o que ocorre dentro de nossa intimidade. Se a janela ficar fechada ou estiver com os vidros quebrados, não teremos muita visão da vida.


Fiação elétrica: o sistema nervoso
Se você acha que sua casa não tem sistema nervoso, se enganou redondamente. Quando estamos nervosos, nosso temperamento explode. Temos raiva. Podemos quebrar tudo e ter dores de cabeça. Em uma casa, o sistema elétrico representa o sistema nervoso e as lâmpadas nossa consciência. Quando os moradores são muito nervosos e explosivos, isto pode provocar grandes estragos na rede elétrica. Por exemplo: curtos circuitos, lâmpadas queimadas, aparelhos queimados ou funcionado mal. Podem ocorrer variação na voltagem da rede. Computadores travam e carros falham toda a parte elétrica.


Telefone: ouvir e falar
Através do telefone, comunicamo-nos com o mundo exterior. Nós falamos e ouvimos simultaneamente. Na casa, o sistema telefônico, além de estar associado à fala e audição, está associado também ao sistema nervoso central. Quando o telefone falha ou deixa de funcionar, talvez não queiramos ouvir ou escutar algo.
Coração: centro energétio da casa
Para o ser humano, o coração é um dos centros energéticos vitais. O coração bombeia sangue para todo o corpo humano, alimentando a vida. No centro de uma casa, temos o ponto central das energias. Quando localizamos o centro do bagua, que é o centro da casa, temos a área da saúde do bagua. Também as salas representam as emoções do coração. Uma sala bagunçada emoções em conflito, uma sala vazia…


Sistema excretor: o esgoto do lar
Dispensa comentários mais profundos, mas os ralos funcionam como nariz e devem ser livres de sujeira para “respirar” e transmutar a energia da casa.

Sistema hidráulico: as emoções
Quando estamos tristes, choramos. Quando estamos alegres, choramos. Quando estamos com raiva, choramos. Nosso emocional está associado com o elemento água. É muito importante notar como estão os encanamentos em sua casa. Canos entupidos ou vazamentos, além da conta de água muito alta, podem ser um sinal que alguém na casa não está com as emoções equilibradas. E nem sempre iremos saber quem é, pois o estado emocional de pessoa é muito íntimo.


Corredores – Correspondem às nossas veias – circulação e ao fígado. O CHI vital circula pela casa através dos corredores e energiza todos os cômodos da casa


Cozinha – Gripes, resfriados, pneumonias e depressão estão associados à emoção da tristeza, aos nossos pulmões e estes associados à cozinha em nossas casas.


Quarto de dormir – O órgão que mais sofre com nossas preocupações ou com a ocupação da sua mente com o que você não consegue controlar (o amanhã) é o estômago.


Banheiros – Os medos e mágoas estão relacionados a energia dos Rins – Nossa fonte de Energia Vital.  Os banheiros devem estar livres de sujeira para “respirar” e transmutar a energia da casa!


Terraços, varandas e sacadas – São consideradas uma “ponte” entre o homem e o espírito. Plantas na sacada nos ajudam a encontrar a harmonia espiritual.

FENG SHUI NO CORPO

O Chi ou Ki é a energia vital que anima a vida e está presente em todos os elementos que compõem a vida na terra. Sem o Chi as árvores não florescem, os rios não fluem e o homem não existe…
A utilização correta desta energia nos ambientes se reflete no equilíbrio energético interno do nosso corpo, promovendo saúde e bem estar.

ELEMENTOFORMAENERGIAORGÃO QUE CORRESPONDE OU PREJUDICAEMOÇÃO QUE PROVOCASABOR QUE AMENIZA
MadeiraRetânguloYangFígadoRaivaÁcido
FogoTriângulo para cimaYangCoraçãoAnsiedadeAmargo
TerraQuadradoYinBaço/pâncreasPreocupaçãoDoce
MetalCírculoYinPulmãoTristezaPicante
ÁguaSinuosa,Triângulo para baixoYinRinsMedoSalgad

Janine C. Arnt

Terapeuta de Ambientes

Graduada em Relações Públicas e Marketing, Pós Graduada em Psicologia Transpessoal, Extensão em Arquitetura Antiga e Moderna Chinesa pelo Centro de Intercâmbio Acadêmico Sino-Brasileiro na China. Estudiosa da Técnica Tibetana de Harmonização de Ambientes (Feng Shui) e decoradora a mais de 18 anos. Diretora da ASCORP empresa especializada em cursos e projetos de harmonização, utiliza as Técnicas do Feng Shui, da Radiestesia e de conhecimentos terapêuticos  aliados à decoração para promover o Bem Estar e o Equilíbrio Energético de ambientes profissionais e residenciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça a Radiônica:

Arquivos