Jardins Orientais

Os jardins orientais transmitem paz e harmonia. Os aspectos filosóficos, religiosos e simbólicos como a água, as pedras, as plantas e os acessórios de jardim são fundamentais para estes ambientes de contemplação.
O paisagismo na China é uma das mais elevadas formas de arte, pois, expressa a essência da natureza de forma harmoniosa com a paisagem local.
● Jardins dos palácios serviam para as concubinas passearem, pois eram locais de meditação e contemplação, por isso estes jardins possuem caminhos sinuosos entre a vegetação e “paradas” para apreciar as flores e as paisagens…

Os primeiros jardins Chineses serviam para o prazer e divertimento dos imperadores e suas esposas. As variedades de plantas respeitam as diversas estações do ano, mantendo-o florido quase o ano todo. Os 5 elementos da natureza são fundamentais no jardim oriental: Água (lago ou córrego), Terra, Fogo (luminárias), Madeira (plantas), Metal (pedras), além de pontes e coretos (locais para apreciar a natureza…)

  • Espelhos dágua servem para elevar a energia e podem ser usados nas áreas de Trabalho e Prosperidade do terreno. Água é vida em movimento!
  • As carpas são símbolos de fertilidade e prosperidade. Geralmente 8 douradas e 1 preta, usadas em pequenos lagos e espelhos dàgua.
  • As pontes:  interligando dois lados de um córrego lembram que a humildade é fundamental para que tenhamos amigos e união familiar! Representa uma evolução para um nível superior de amadurecimento, sabedoria, esclarecimento e autoconhecimento.
  • As lanternas de pedra induzem à concentração, clareando a mente e honrando à tradições deixadas pelos antepassados. Os pontos de luz devem ser estrategicamente distribuídos criando uma atmosfera contemplativa também à noite.
  • As pedras: no centro do jardim, a pedra colocada na posição vertical representa a figura do pai, e a da horizontal, a mãe, dela, brota a água. As outras pedras, simbolizando os descendentes, são distribuídas em torno do lago e entremeadas pela vegetação.
  • O bambu: os galhos do bambu são amarrados, direcionando o crescimento para que a planta se curve para o lago, como em reverência… A flexibilidade do bambu conduz a capacidade de adaptação e mudança.
  • Os sinos de vento, atraem o som da natureza e a felicidade.
RECRIANDO JARDINS ORIENTAIS

5 ELEMENTOS ( ÁGUA – espelhos dágua e fontes , TERRA – vasos e pedras quadradas, MADEIRA – plantas e pontes, FOGO-lanças, METAL – janelas redondas, pedras de rio).

Hoje também podemos recriar esta atmosfera tranqüilizadora com os materiais que dispomos… bambus de jardim, caminhos sinuosos, seixos coloridos, um banco para contemplação… convidam para uma leitura ao sol ou um chimarrão com amigos.

O movimento da água pode ser representado por canteiros sinuosos de flores.

Sugestões de Plantas:
● Tuias
● Ciprestes
● Azaléias, alamandas
● Bambuzinho-de-jardim
● Bananeira de jardim
● Roseira, onze-horas
● Rododendro
● Buxinho
● Cerejeira-ornamental

Janine C. Arnt

Terapeuta de Ambientes

Graduada em Relações Públicas e Marketing, Pós Graduada em Psicologia Transpessoal, Extensão em Arquitetura Antiga e Moderna Chinesa pelo Centro de Intercâmbio Acadêmico Sino-Brasileiro na China. Estudiosa da Técnica Tibetana de Harmonização de Ambientes (Feng Shui) e decoradora a mais de 18 anos. Diretora da ASCORP empresa especializada em cursos e projetos de harmonização, utiliza as Técnicas do Feng Shui, da Radiestesia e de conhecimentos terapêuticos  aliados à decoração para promover o Bem Estar e o Equilíbrio Energético de ambientes profissionais e residenciais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Conheça a Radiônica:

Arquivos